sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Paris Museum Pass





Essa é uma das maravilhas que fazem sua vida très plus facile em Paris! E olha que, apesar de parecer, este post não é patrocinado! Mas se o pessoal de lá quiser, a gente faz um negocinho.

Como assim? O que é isso?
O Paris Museum Pass é um passe turístico que, ao contrário do que diz o nome, vale não só para Museus como para praticamente todas as atrações parisienses.

Uai! Quanto custa?
Há três “módulos”. O passe para dois dias (35 euros), quatro dias (50 euros) e seis dias (65 euros). Mas atenção: os dias são consecutivos. Você escreve no seu passe o dia em que começar a usar e aí é só contar o número de dias para a frente (incluindo o do começo). É só achar o seu número.

Mas vale a pena?
Ô... se vale! Vale é muito a pena! Começa pelo fato de que o passe te isenta do pagamento de ingresso de praticamente todas as atrações de Paris. Estão no passe:
Museus como Louvre, d’Orsay, Rodin, Picasso, Centre Pompidou, Cluny, Quai Branly (dentre vários outros); Versailles; o Arco do Triunfo; a Conciergerie, a Cripta e a St. Chapelle; o tour da Notre-Dame; a Cite de La Musique, o Musée du Cinema e a Cite des Sciences et de l’Industrie; o Panteão; o Invalides. E algumas outras coisas menos conhecidas.

Tirando as atrações não pagas (como os parques, avenidas, as igrejas de Sacrè-Coeur e St. Sulpice e o Cemitério Père Lachaise), acho que entre as atrações mais requisitadas só não estão incluídas no passe as subidas às torres Eiffel, de La Defense e de Mont Parnasse, os passeios de Bateaux Mouche e a Disney (obviamente). O resto foi contemplado. Na minha viagem inteira, como eu não subi a Torre Eiffel, eu só paguei meu passeio de Bateaux Mouche. Mais nada. Só com os preços dos ingressos economizados o passe já valeu a pena de longe. Só Versailles são 15 euros, Pompidou 12, Louvre 9,5, Arco do Triunfo 9, Notre-Dame 8, d’Orsay também 8. Só essas básicas 6 atrações já são 61,5 euros; e dá para fazê-las em 4 dias. E podes crer, você vai usar muito mais.

E é só isso?
Nããããão!!! Além de economizar o preço dos ingressos o passe tem um "plus a mais". Em todas as suas atrações você FURA A FILA. Fenomenal, não é? Em locais como Arco do Triunfo e Versailles, famosos por suas filas, isso é uma mão na roda. No Louvre então... você tem até uma entrada separada. As únicas exceções para a furada de fila são nas igrejas de Notre-Dame (em seu tour pelas torres) e a de Sainte Chapelle. No resto é assim mesmo!

Mas é muita informação? Como saber tudo isso?
Aaaaaah.... o passe vem com um livretinho bacana, explicando como tudo funciona, quais atrações estão incluídas, onde se fura a fila. E de quebra ainda serve como um mini guia!

Tem algo mais?
Claro, se não eu não faria essa pergunta! Outras coisas super bacanas proporcionadas pelo passe são que você se aventura a entrar em lugares pouco conhecidos no mainstream parisiense, como o Quai Branly ou a Cripta Arqueológica. Lugares que você jamais pagaria para entrar, mas... olha só: já tá pago! Daí não custa dar uma pescoçada.
Outra coisa: entrou no Centre Pompidou e achou aquilo lá uma grande baboseira (como eu!)? Não paguei os 12 euros mesmo... vambora daqui.
E mais: apaixonou com o Arco do Triunfo e quer voltar? É só voltar, já tá pago! Quer dividir sua visita ao Louvre em 3, 4, 6 pedaços? Tout Droit! Já tá pago!

Putz! Preciso disso agora! Onde eu compro?
Arrá! Não disse? Em qualquer centro de informações turísticas da cidade você compra. Chamam-se Tourist Information Area. Recomendo já procurar assim que chegar a Paris. Nos aeroportos há esses centros identificados pela letrinha “i”. No Charles de Gaulle tem em todo e qualquer terminal. No Orly, só no terminal sul.

Mas eu vou de trem, ora bolas!
Também se encontram nas principais estações (como a Gare de Lyon, Gare du Nord, Gare Mont Parnasse), para quem chegar de trem.

Mas... e se não tiver?
Palma, palma... não priemos cânico. Se tiver acabado no Tourist Information Area da sua chegada, como aconteceu comigo, não se desespere. Próximo às principais atrações também há os centros de informações, como em frente à Notre-Dame, à Tour Eiffel. Eu comprei numa banquinha do serviço de informações ao turista na praça em frente à Notre-Dame, que foi a primeira atração a que fui (fora os Bateaux-Mouche e a Torre Eiffel, no dia da chegada, mas esses não estão no pacote). E o livretinho lá ainda veio em português!!!
E mais, você também pode comprar o PMP no guichê da maioria dos museus participantes. E mais ainda: também nas lojas Fnac. Só não pode deixar de comprar!
Eles também vendem online, mas daí tem taxa de entrega. Para de valer a pena. Não sei se nas Fnac brasileiras vendem, mas é só perguntar, cara-pálida!

Ufa... obrigado!
De rien! E não se esqueça de visitar o site do Paris Museum Pass (em inglês) para dar mais uma fuçada sobre essa maravilha do universo do turista em Paris. Lá explica com detalhe como funciona, quais atrações são abrangidas, onde comprar, etc.

Já, já começo a série de posts sobre os bairros, passeios e monumentos em Paris!
Au revoir!

5 comentários:

Raíssa disse...

Oi Dani! Estou adorando seu blog! O jeito que você escreve é muito engraçado e o assunto, très Intéressant!!! Eu estava procurando mesmo blogs com informações práticas sobre Paris, pois a gente tinha um plano de ir pra lá esse ano... Acabamos adiando o plano, mas não a vontade de conhecer. E isso, já podemos fazer lendo o seu blog! Fantastique!!! À bientôt!

Dani disse...

Ei, Raíssa! Que bom que vc está gostando! Um pouquinho mais pra frente vou escrever sobre Orlando para enxoval! Daí vc vai poder copiar muita coisa! hehehehehe...

Patty Girl disse...

Dani, merci beaucoup! A dica do Museum Pass é demais! è melhor descer em qual aeroporto? Digo, quando comprar pasagem qual melhor lugar? CDG ou Orly?

Dani disse...

Ei, Patty! Se você tiver a opção de escolher, o Orly é mais próximo de Paris que o CDG. Mas nada mega relevante também.

Beth Pricoli disse...

Parabéns, o blog é super útil, didático e bem escrito.
Anotei várias dicas para minha visita à cidade luz.