sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Para entender Paris

Bonsoir!

Antes de falar dos passeios e monumentos de Paris, acho válido dar uma destrinchada na geografia da cidade. Pois bem, Paris é dividida em 20 regiões, as quais eles chamam de arrondissements. São como bairros mesmo, mas os arrondissements (pronuncia-se arrondissimã) são a divisão oficial da cidade, numerados de 1 a 20. Entretanto, alguns bairros se espalham por mais de um arrondissement, bem como há regiões que abrigam mais de um bairro.

Então comecemos pela figura abaixo:


Assim se distribuem os bairros pela cidade-luz. Os números crescem mais ou menos em forma de caracol: quanto menor o número da região, mais central. No mapa acima estão também distribuídas algumas de suas principais atrações. O rio Sena divide a cidade em duas partes básicas: norte (a margem direita) e sul (a margem esqueeeeer....... DÁÁÁ!). Além disso, há ainda, bem no meio do Sena, duas pequenas ilhas, quase unidas, ali onde está marcada a Notre Dame. E há ainda as regiões mais afastadas do centro (facilmente acessadas por trem urbano ou metrô), onde também estão algumas boas atrações.
Ok! Aula dada! Assim, toda vez que for preciso ter uma noção da distribuição dos bairros, é só voltar aqui e dar uma espiadela no desenho acima.
Se quiserem estudar um mapa com mais detalhes, coloquei um AQUI. É só clicar no "aqui" e baixar. Não coloquei no post, porque ia ficar bem pesado.
Agora já podemos começar a explorar a cidade bairro por bairro, ou "a viagem propriamente dita"!

Nenhum comentário: